Como se manter motivado

O Akita escreveu um artigo muito interessante sobre “Para eu ganhar, o outro precisa perder“, que merece muito ser lido.

Ela fala do crescimento da Apple que é oficialmente a fabricante de computadores mais valiosa da atualidade e a quarta maior em tecnologia atrás apenas da Cisco, Google e Microsoft. Desde ontem as ações subiram ainda mais e a empresa tem um market cap de US$ 162 bilhões, passando empresas com IBM, Intel e Nokia.

O Akita destaca o pensamento do Steve Jobs:

A Apple vive num ecossistema. Significa ser ajudado por outros parceiros, significa ajudar outros parceiros. E relacionamentos que são destrutivos não ajudam ninguém nessa indústria como ela é hoje.

Precisamos deixar de lado essa noção de que para a Apple vencer, a Microsoft tem que perder. Precisamos abraçar a idéia de que para a Apple ganhar, a Apple precisa fazer um trabalho realmente bom. E se outros vão nos ajudar isso é ótimo! Porque precisamos de toda ajuda que pudermos conseguir. E se nós ferrarmos e não fizermos um bom trabalho, não será culpa dos outros, será nossa culpa.

Na verdade o Steve Jobs estava tentando explicar para o publico sobre o porque do “Microsoft invests in Apple Computer“.

Mas com certeza a idéia da declaracão do Steve Jobs, espelhou um excelente comentário do Akita:

Isso é uma coisa que eu sempre fiz questão de levar ao pé da letra: eu já presenciei coisas idiotas, mas não existe nada mais idiota do que uma pessoa que, para parecer melhor, tenta fazer os outros parecer pior. Pelos meus artigos anteriores pode parecer que eu estou tomando partido para que o Linux pareça ruim, que a Microsoft pareça ruim. Nada disso: eu quero que a Apple fique boa. Se os outros ficam bons também, bom para eles.

Entenderam? A pessoa está num nível, digamos, 10 e o outro está no nível 20. Em vez dela se esforçar para atingir o nível 30, tenta puxar o tapete da outra para ver se ela cai para 10. Daí fica todo mundo igual. Uau, idéia de gênio! É o pensamento mais ignóbil, retrógrado, deprimente, lamentável que existe. Pessoas que falam mal pelas costas, que agem de má-fé pelas costas, que fazem panelinhas, que só sabem criticar de maneira improdutiva em vez de colaborar. Reclamar é muito fácil. Fazer é mais difícil.

Eu tenho dezenas de ídolos, figuras históricas, celebridades modernas e pessoas que foram meus amigos, conhecidos e até alguns inimigos. Todos eles muito superiores a mim. Eu preciso de figuras assim, longes e próximas. Foi quando meus colegas da faculdade se mostraram fluentes em inglês que eu também quis ser assim. Foi quando um colega meu demonstrou desenvoltura em Python que eu também quis aprender. Foi quando outro amigo meu demonstrou destreza em Linux que também quis aprender. Foi quando um chefe meu me mostrou o que fazia com o Mac que também queria fazer. Foi quando reencontrei um antigo conhecido, mestre em SAP, que eu também quis aprender. E é assim que se evolui: de degrau em degrau, ajudando e sendo ajudado, nunca atacando e se defendendo.

Quero deixar claro, que o Akita mandou muito bem, realmente disse o que eu sempre digo para a pessoas, mas elas custam a entender.

Sempre trabalhei em projetos excelentes, em empresas muitos boas também, diferente que muitas pessoas de IT descrevem . Sim, acho que sou um cara de sorte ! Mas já trabalhei com pessoas que tinha a idéia que o Akita colocou no título do seu artigo “Para eu ganhar, o outro precisa perder”. E isso acontece não só na area de TI, mas em qualquer profissão.

Porque será que existe essa mentalidade ?

Bom, aproveitando esse tópico, o pessoal do Nome do Jogo, colocou um poste sobre Eu quero subir, você vem junto uma excelente apresentação no youtube do Daniel Godri cujo o tema é Daniel Godri – Motivado X Bola Murcha.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *