Quem será campeão brasileiro de 2011

Começaram as estastisticas do brasileirão 2011. Foi o primeiro estudo que eu vejo divulgado em um grande portal, neste a globo.com.

Que fez o estudo foi o André Diniz, professor de estatística da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Veja, que o compeonato brasileiro termina em Dezembro, e estamos hoje por volta de 2 meses e meio antes do final do campeonato.

 

Chances de ser campeão

36,0% Corinthians

20,4% Botafogo

18,1% São Paulo

14,6% Vasco

04,8% Fluminense

01,8% Internacional

01,7% Flamengo

01,2% Palmeiras

00,7% Santos

00,40 Gremio

00,10% Cruzeiro

00,00% Coritiba

 

Além dele apresentar a probabilidade de cada time, ele também apresentou quantos pontos um time precisa para ser campeão:

Se um time fizer 75 pontos tem 96,4% de chance.

Se um time fizer 70 pontos tem 55,6% de chance.

Se um time fizer 67 pontos tem 19,6% de chance.

pontos_do_campeão

O mais legal, é que perguntaram para o André Diniz (que fez o estudo), se ele aposta no Corinthians como campeão brasileiro. Ele disse que não, pois existe 36,0% de chance do Corinthians ser campeão, mas existe 64% do Corinthians não ser campeão. Como ele é estastisticos ele sempre aposta na probabilidade maior.

Fui então no site do Tristão, famoso por suas estastisticas, e lá ele calcula a seguinte probabilidade:

31% Corinthians

24% Vasco

20% Botafogo

16% São Paulo

5% Fluminense

2% Inter

1% Flamengo

1% Fluminense

Cada estastistico usa uma metodologia.

Então eu vou usar a minha metodologia, que eu chamo de Calculo Hipotético Universal Técnico Especifico conhecido pela inicias CHUTE.

Minha metodologia aponta o Corinthians campeão brasileiro, com 67 pontos, menor total de pontos já conquistado, junto com o Flamengo em 2009, sendo que o ultimo jogo será com o Palmeiras, no Pacaembu, em um 0 x 0 historico, com o Corinthians com 1 jogador a menos, e com Kleber do Palmeiras perdendo um penalti as 43 do segundo tempo. O empate faz com que o Corinthians seja campeão brasileiro de 2011.

Volto a posta no blog em Dezembro de 2011 novamente, se eu acertar esse minha previsão, proxímo ano será as acões mais valorizadas no IBOVESPA.

Kleber Rodrigo de Carvalho

 

 

 

 

 

Corinthians, vamos aprender com os erros!

Estava lendo o artigo no blog do Quesada, onde ele afirma ter uma pressão para demintir o Mano. Vamos aos fatos. Leiam o que escrevi no meu blog ontem.

Demitir o Mano Menezes agora, é simplesmente demitir um dos Tops Técnicos de Futebol do Brasil (Mano, Luxa, Muricy, Felipão estão na frente do restante).

Vamos aprender com a derrota. Vamos aprender com o time brasileiro que mais ganhou Liberadores (SPFC) e também o que mais perdeu. Ano passado o foco do SPFC era Liberadores, quando perderam a liberadores, demitiram o Muricy (que incluo na lista dos Tops Técnicos de Futebol). O que aconteceu todo mundo sabe. O SPFC que já havia ganhado 3 títulos brasileiros anteriores, não ganhou o quarto seguido, porque simplesmente por um ato imaturo de uma diretoria tão elogiada e competente, demitou o técnico que tinha sido vice em 2005, e campeão em 2006, 2007 e 2008. E difícil prever se o Muricy estivesse no SPFC eles seriam campeão, mas a chance é maior porque o Muricy conhecia o SPFC mas do que niguém. Dai demitiram o técnico, e ficaram sem Libertadores e sem campeonato Brasileiro.

Atenção diretoria do Corinthians, não cometa o mesmo erro!

O Corinthians perdeu apenas uma Libertadores. Se deixarem o Mano aprender com o erro, assim como ele aprendeu na Copa do Brasil em 2008 onde o Corinthians perdeu para o Sport, mas em 2009 ganhou do Internacional. O Mano aprendeu com a derrota de 2008.

O Corinthias e o Mano também subestimou o campeonato Brasileiro de 2009. Apostou todas as fichas na Libertadores 2010, e vejam só que ironia do destino, agora precisa ganhar o campeonato Brasileiro de 2010 para mostrar que capaz. O Mano é muito capaz.

Deixem o Mano aprender novamente com o erro que ele comentou no campeonato Brasileiro de 2009, não fazendo o time entrar para ser campeão, porque o Corinthinas sempre tem que entrar para ser campeão. No final de 2010, se o Corinthians não tiver alcançado seu objetivo, ai sim temos que pensar em reformulação de técnico.

Vamos aprender com Cruzeiro, que errou na Libertadores de 2009, mas aprendeu com o erro, manteve o técnico e é um forte candidato ao título.

Vamos aprender com os erros!

Kleber Rodrigo de Carvalho

Corinthians da adeus a Libertadores

Veja essa entrevista do Mano Menezes após o jogo a elminição do Corinthians na libertadores em 2010.
Para mim, o Mano tem que continuar no Corinthians, por muito tempo, até porque não tem técnico do nivel dele dando “sopa”no mercado. Ele entende de futebol, e na hora da derrrota como essa, ele mostra o preparo que vai levar o Mano muito longe.
Quando um time perde, vemos técnicos sendo demitidos, desmanche no elenco etc.

Em nenhum momento vimos o Mano criticar x, y e z. O Mano está de parabéns.

Agora quero ver que o Corinthians evoluiu, porque perdemos apenas uma libertadores.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Ronaldo e o Corinthians no Wall Street Journal

O renomeado jornal Wall Street Journal publicou uma reportagem sobre o Ronaldo como o título Espere, é aquele Ronaldo ?

Bom, para quem é brasileiro e acompanha os noticiários de esporte, não tem nada de novidade, mas para para o resto do mundo ele resume a trajetória do Ronaldo depois de vencer a copa do mundo de 2002.

O jornal menciona que Ronaldo ainda está acima do peso, mas continua motivado como sempre, sendo que em 7 jogos ele fez 5 gols. É que a vida do “country’s most famous player after Pelé” jogador mais famoso depois de Pelé (acho que o Romario não gostou disso) está longe de ser o glamur dos tempos de Europa. “Nowadays he splits $89-a-night rooms with teammates in remote Brazilian burgs with names like President Prudent” Hoje em dia Ronaldo devide o quarto de 89 dolares a noite com seus companheiros de time em remotas cidades do interior como Presidente Prudente. Mas como fontes afirmam, Ronaldo está feliz “It’s been two years since he’s had the kind of attention he has now,” says Jose Ferreira Neto, a former Corinthians star and TV sports commentator. “I’ve never seen him so happy.” Fazem 2 anos que Ronaldo não recebe esse tipo de atenção, como ele está recebendo agora, e ele está mais feliz do que nunca, afirma o comentáista do Sport TV Jose Ferreira Neto e ex jogador do Corinthians.

Sobre o Corinthians o artigo declara: “It’s also a comeback for the Corinthians, a team famed for its rabid cadre of 25 million fans, dubbed “the Faithful.” In 2007, the club had been demoted to a second-tier league, and prosecutors accused its top management of laundering money and having links to Russian mobsters.”

Ronaldo voltou para um time como o Corinthians um time famoso por sua torcida de 25 milhões de torcedores, conhecida como “Fiel”. Em 2007 foi rebaixado para a segunda devisão e foi acusado que seus que seus diretores estariam fazendo lavagem de dinheiro e tinham conexão com os gângster Russos.

O artigo finaliza que “For the new management trying to rebuild the Corinthians franchise, Ronaldo’s story was a perfect fit. “I’ve been trying to explore the Rocky in ourselves all year long,” says Luis Paulo Rosenberg, Corinthians director of marketing. “Our focus is on self-esteem, to make [fans] forget the humiliation.”” os diretores do Corinthians estão tentando construir um Corinthians como uma marca, é a historia de Ronaldo se encaixa no Corinthians, quando o diretor de Marketing do Corinthians Luiz Paulo Rosenberg afima que durante o ano, Corinthians e Ronaldo estarão na midia para ajudar na auto estima dos dois, do Ronaldo voltando a ser o que ele já foi, e para p Corinthinas esquecer a humilhação da segunda divisão.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Corinthians na Série B derruba Libertadores na TV

Essa noticia mostra a força do Corinthians, mesmo estando na serie B.

O Fluminense chega no dia 25 ao momento mais importante de sua centenária história, a final da Libertadores. Mas o feito não poderá ser acompanhado na TV aberta integralmente pelo maior mercado consumidor do país, que assistirá no mesmo dia a uma partida de segunda divisão.

A pedido da Globo, a CBF antecipou Bragantino x Corinthians, pela Série B, para poder transmitir o jogo para São Paulo enquanto mostrará para outras praças a primeira partida da final com a LDU, em Quito.

Essa materia foi divulgada na Folha Online e pode ser lida na integra aqui.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Corinthians 3 x Sport 1

Ontem eu fui assistir o jogo do Corinthians. O Morumbi estava completamente lotado, e valeu a pena ver os gols do timão com o Dentinho, Herrera e Acosta.

Definitivamente o Corinthians vestiu o Morumbi de preto e branco.

Agora o Corinthians pode peder por 1 x 0 lá no Recife, mas se o Corinthians fizer um gol, eles tem que fazer 3 para ir nos penaltes. Assim como o Corinthians, o Sport continua com chances já que eliminou o Palmeiras (1×4), Inter(1×3) e Vasco (0x2), ou seja ele sempre fez mais do que 2 gols, mas o Corinthians é o Corinthians.

Eu sou um grande usuário da Globo vídeos, por isso recomendo a assistir alguns vídeos lá do jogo de ontem.

Gol do Corinthians! Herrera recebe na área e amplia, aos 22 do 1º tempo

Gol do Corinthians! Dentinho aproveita o rebote e abre o placar, aos 18 do 1º tempo

Gol do Corinthians! Acosta recebe de Herrera e manda para as redes, aos 30 do 2º tempo

Técnico do Corinthians diz que decisão com o Sport está em aberto

Técnico do Corinthians diz que não recuou o time no segundo tempo

Mano Menezes: ‘Não temos medo de fogos de artifício’

Contra o Sport, Herrera desequilibra para o Corinthians

Corinthians vence o Sport na Copa do Brasil

Confira o primeiro gol do Corinthians de um ângulo exclusivo

Corinthians vence o Sport na Copa do Brasil

Herrera: ‘Estou confiante’

Dentinho: ‘Dentinho neles tem 13 letras’

André Santos: ‘É uma excelente vantagem’

Kleber Rodrigo de Carvalho

Qual a maior torcida do futebol brasileiro ?

Essa discussão vai longe, mas neste terça feira o Datafolha divulgou um novo ranking da torcidas no Brasil sem grandes alterações.

Encontrei esse torcidômetro, que é um gráfico a evolução da torcida de cada time do Brasil.

É com saber que o meu Corinthians continua em segundo, mesmo estando na segunda.

Kleber Rodrigo de Carvalho