Quem eu sou? O início

Meu nome é Kleber Carvalho. Nasci em Sorocaba no ano de 1979. Fiz a pré escola no PENSO 1, na Vila Hortência, aquela pré escola que fica perto de Zoológico Quinzinho de Barros (Sorocabanos devem conhecer).

Estudei no SESI 023, aquele que ficava perto do Ginásio de Esportes de Sorocaba, da primeira até a oitava série (Sorocabanos devem conhecer também).

No ano de 1994 inicie o colegial na OSE (Organização Sorocaba de Ensino), colégio Técnico em Processamento de Dados. Colégio técnico que meu deu os primeiros passos na carreira que sigo até hoje, a de Programador de Software. Foi lá que aprendi a programar em BASIC e Clipper. No mesmo ano de 1994, iniciei o curso profissionalizante de Eletricista de Manutenção no SENAI Sorocaba, aquele que fica na Santa Rosalia (Sorocabanos devem conhecer também). No SENAI estudei 1 semestre de Instalação residencial, 1 semestre em enrolamento de Motor, 1 semestre de Comandos Elétricos. A carreira de eletricista eu não segui, pois ao termino de 1 ano e meio no SENAI, trabalhei 1 ano como eletricista de manutenção e também já iniciei meu estágio na area de processamento de dados, mas o conhecimento em elétrica foi muito útil mais tarde quando estudei Ciência da Computação.

No ano de 1996, em Agosto tive que escolher entre trabalhar ou estudar. A empresa no qual eu trabalhava na época, fez com que eu perdesse 2 semanas de aula, coisa que eu odiava, afinal de contas sempre gostei de estudar. Faltavam seis meses para eu entrar na faculdade, eu fazia colegial técnico, trabalhava, e ainda precisa estar preparado para a faculdade que gostaria de prestar. Eu queria passar em Ciência da Computação.

Como não havia Ciência da Computação em Sorocaba, fui estudar em Piracicaba na UNIMEP. No ano de 1997, iniciei a faculdade e a situação financeira não era das boas. Faculdade é caro, e meu curso inicialmente não me deixa trabalhar. No mesmo ano percebi que precisava entrar em um curso de inglês, foi neste mesmo ano que comecei a estudar inglês na PBF em Sorocaba. Isso mesmo, eu morava em Sorocaba, e viajava todos os dias para Piracicaba. Naquela época existiam apenas a FACENS e a UNISO em Sorocaba. A UNISO tinha 3 ou 4 cursos e o curso de Ciência da Computação mas perto era em Piracicaba. Muitas pessoas de Sorocaba estudavam na UNIMEP pela falta de cursos universitários em Sorocaba.

Foram anos difíceis, pois minha mãe teve alugar sua própria casa para pagar minha faculdade. Fomos morar 1 ano com meu Vô na Vila Haro, e 2 anos com minha tia Ivone também na Vila Hortência.

Até o final de 1999 eu morava com minha tia e viajava todo dia para Piracicaba. Trabalhava como monitor da faculdade de algumas máterias do curso de Ciência da Computação, Analise de Sistemas e Tecnologia em Processamento de Dados. Ou seja, quando alguns alunos tinham alguma dúvida referente as materias no qual eu era monitor eu ajudava. Também participei de um projeto científico pela FAPESP e a UFSCar, relacionado a programação paralela usando linguagem ANSI C em ambiente Linux e Solaris.

No ano de 2000 me mudei para Piracicaba, e já conseguia tempo para trabalhar. Inicie meu estágio na area de desenvolvimento Web. Lá trabalhei com HTML, XML e Java (JSP/Servets). Também trabalhei com Banco de Dados SQL Server, Oracle DB e MySQL. Eu trabalhei no ZAZ de Piraciba como desenvolvedor Web, ou seja foi lá que dei meus primeiros passos profissionais na area de desenvolvimento Web. O ZAZ mais tarde se tornaria o que conhecemos por Terra, ou seja lá aprendi muito da base que uso hoje na minha carreira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *