CGI Error

Pessoal

Alguns links do blog aqui não estão funcioando, e aparece a mensagem CGI Error.

Isto está acontecendo devido a um bug do wordpress:

http://trac.wordpress.org/ticket/5951
http://wordpress.org/support/topic/131976
http://wordpress.pastebin.ca/893007
http://wordpress.org/support/topic/150484

Na verdade já existe um fix para este bug, mas eu tenho que atualizar minha versão do wordpress, que vai levar um certo tempo.

Estarei fazendo um mais rápido possivel, mas enquanto isso você não conseguiram acessar os artigos no histórico desse blog.

Peço desculpa, e assim que corrigir estarei fazendo um novo post com os resultados dessa correção.

Kleber Rodrigo de Carvalho

O Brasil na Produção e Exportação de Software

Acabei de ler um excelente artigo sobre O Brasil como um Mercado Emergente na Produção e Exportação de Software, escrito pelo professor José Augusto Fabri. Não esquecendo a fonte, eu cheguei até esse artigo pelo blog do Juliano Martins.

Recomendo fortemente a leitura dos comentários desse artigo também, eu mesmo postei alguns lá:

Excelente artigo, o Steve Bowden e o Juliano Matins enfatizam 2 pontos interessantes.

>Our conclusion was that the salaries and protection system (leis trabalhistas) are too constraining to make a move to Brazil worthwhile.

Infelizmente sem uma reforma tributária, não conseguiremos resolver isso. Chega de remendos na nossa tributação, precisamos realmente de uma reforma definitiva. Eu sei, que uma regra do empreendedor é não reclamar do governo e sim encontrar um solução para contorna-lo, mas realmente a reforma tributária está sendo vista como uma solução até para um iniciante em finanças como eu.

>A smaller, but still problem was the weak English spoken by most of the programmers.

Não basta falar um inglês bom, para ser um profissional respeitado, é preciso ter um inglês ótimo.

Quanto ao inglês eu já escrevi sobre isso no meu blog, no artigo A importância do Inglês.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Tecnologias quentes da Plataforma Java

Quem aqui nunca fico perdido com as tecnologias que envolvem o plataforma Java.

Eu por exemplo já trabalho com algumas tecnologias no dia a dia e ainda preciso me manter atualizado, porque eu sei que meu projeto não é finito, na verdade não existe projeto infinito.

If you are a Java web developer and you want the highest degree of marketability, you nee to know..

Então com se manter atualizado com as tecnologias que te proporcionam estar dentro do mercado ? E quais são essas tecnologias ?

O mercado brasileiro é um pouco diferente, mas no artigo sobre How to Survive in a Turbulent Job Market, Steven Haines fez uma pesquisa sobre quais são as keywords que os recrutadores mais pedem no mercado Java. Não é uma pesquisa com grande teor científico, mas pode sim servir como um guideline para quem quer direcionar sua carreira para o mercado de trabalho, ou melhor para qual tipo de tecnologia o mercado está precisando.

Kleber Rodrigo de Carvalho

GreenPrint

Assistindo este vídeo na CNN, voltei a pensar na teoria que grandes ideais estão baseadas em coisas simples.

GreenPrint é um software baseado em uma ideia simples, mas resolve um problema que se encontra em vários lugares ” o desperdício de folhas impressas”, que são folhas que contém somente URLs, propagandas, bannners, anúncios etc. Estas paginas perdidas ocorrem muitas vezes ao dia, fazendo com que nós e empresas ao redor do mundo percamos dinheiro, tempo e arvores.

Gostou da solução, então não deixe de visitar o site printgreener.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Notebooks furtados tinham informações confidenciais da Petrobras

A Halliburton é tida como a maior empresa de serviços em campos de petróleo do mundo. Ela transportava em um container um disco rígido e dois notebooks furtados com informações confidenciais da Petrobrás sobre pesquisas e dados das recentes megadescobertas de petróleo e gás em águas profundas. A presidência da Petrobrás e o presidente da República, Lula, foram informados sobre o caso no dia 1º de fevereiro. A Halliburton afirmou nesta quinta-feira, 12, a Terra Magazine.

Realmente isso não é bom. Uma empresa com a Petrobras de capital aberto, cujo o maior acionista é o governo brasileiro, ter informações privilegiadas roubadas, por uma companhia estrangeira, que deveria cuidar e preservar isso, mas não o fez o quanto deveria. Ainda mais agora que a Petrobrás está sendo acompanhada por investidores do mundo inteiro.

Sim… hoje a Petrobrás é uma empresa invejada ! Enquanto a crise do subrime, derrubou várias empresas de capital aberto nas bolsas mundiais, a Petrobrás que também sofreu com isso, já teve o valores recuperados das suas ações negociadas na Bovespa. O mais intrigante é que poucas pessoas dão o devido valor a uma matéria dessas. Isso precisa ser investigado.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Aplicativos com Interface Gráfica

Cada dia mais eu tenho usado o linux (Ubuntu). Não tenho preferência entre KDE ou Gnome, por isso tenho instalados os 2 desktops environment ou com alguns também falam desktops manager. Antes eu usava bem mais o KDE , mas agora uso mais o Gnome, ou seja tudo depende da época. Como gosto de linguagens de programação open source, e sempre programei em Java, tenho também estudado ultimamente Ruby, Groovy e também C/C++. Investigando um pouco sobre desenvolvimento Linux especificamente sempre encontro 2 requisitos quando alguém está contratando alguém para trabalhar com desenvolvimento Linux especificamente, são eles o GTK and QT. Mais precisamente quando se fala em GTK se pensa em Gnome, quando se fala em QT se pensa em KDE.

Bom para mim, sempre que precisei desenvolver algum aplicativo com interface gráfica, usei o Swing do Java. Que é um graphical widget toolkit para Java, parte da Java Foundation Classes (JFC), uma aAPI para desenvolver graphical user interface (GUI) usando Java. Não me fale, que Swing é lento, porque isso já aconteceu em um passado de 5 anos atrás. Hoje Swing sim é uma opção para se desenvolver (GUI) usando Java. Tem grandes cases como o NetBeans, o SquirrelSQL, JEdit citando alguns aplicativos que uso no meu dia a dia.

Tenho também outro toolkit para desenvolver aplicações gráficas chamado SWT. Standard Widget Toolkit (SWT) também é um widget toolkit para Java, originalmente desenvolvido pela IBM e agora mantido pela Eclipse Foundation. SWT é escrito em Java, mas para mostrar elementos GUI, acessa bibliotecas GUI nativas dos sistema operacional usando JNI (Java Native Interface), de uma maneira similar sobre aqueles programas escritos usando uma API especifica dos sistema operacional. Programas que usam SWT são portavéis, mas a implementação do toolkit, apesar do fato de ser escrita em Java, é unica em casa plataforma. Exite grandes apliativos desenvolvidos usando SWT, é todas as ferramentas que se baseiam nele como RAD, RSA, RDA (todas da IBM), tem também o Azureus BitTorrent para citar um bom exemplo de aplicação open source.

Bom pessoal, neste artigo escrevi sobre os graphical widget toolkit que conheço Swing and SWT, pois sou do mundo Java.

Prometo escrever nós próximos artigos sobre o GTK e QT.

Enquanto isso, fica aqui 2 links interessantes:

List of widget toolkits

Graphical user interface builder

Kleber Rodrigo de Carvalho

IG Mail agora é Google Powered

É noticia pode entra na categoria de noticias que não irão mudar o mundo.

Hoje minha principal conta de e-mail está no Google Mail. Ma também tenho conta no Yahoo Mail, Hotmail e nos brasileiros IG Mail e BOL Mail.

Depois do Google Mail, acredito que o unico web mail que pode chegar no mesmo nivél que o Google Mail é o Yahoo Mail. O Hotmail principalmente agora com a onda “live”, está mundo longe de alcançar a usabilidade do Google Mail. Os brasileiros IG Mail e BOL Mail ainda nem chegaram na onda da Web 2.0 e continua fazendo um carregamento da página inteira, cada vez que o usuário interage.

Mas hoje ao acessar IG Mail, me surpreendi pois sua engine agora é baseado no Google Mail. Já tinha lido várias noticias de parcerias entre o IG e Google, mas hoje senti na pela o beneficio disso para o usuário.

Kleber Rodrigo de Carvalho