A importância do inglês

Quando ministrei uma palestra na FATEC SP, falei várias vezes sobre a importância do inglês. As vezes falo tanto nisso, que pareço até chato, de tanto que enfatizo a importância do inglês.

Comecei a estudar inglês em 1997, no mesmo ano que entrei na faculdade. De 1997 para cá, parei alguns meses de estudar, mas sempre que posso, volto. Acho que já devo ter estudado uns 6 anos, em cursos regulares de inglês, desde minha primeira escola em Sorocaba a PBF, onde fiquei 3 anos. Depois disso voltei a estudar em São Paulo na escola de línguas Milleniun, onde tive excelentes professores, como o professor César Sóos, e professores extrangeiros Paive Tiura (Finlândia) , Ana Lindqvisq e Hellena Mellander (ambas da Suécia).

Nessa época já estudava espanhol, pois achava que meu inglês já estava ótimo, pois já estava no Advanced English Course.

Em abril de 2005 participei do primeiro projeto internacional. Este foi o primeiro projeto onde a língua oficial foi o inglês, somente inglês embora haviam alguns brasileiro no mesmo projeto. Foi nessa hora que percebi que meio inglês não era bom ainda (como eu gostaria), ou seja eu não era fluente como eu quero ser. Depois disso, se passaram 5 projetos, contando com o que estou atualmente, somente projetos internacionais desde lá.

Hoje sou o unico brasileiro do meu time, ou seja, é inglês o dia interno. Na verdade até gosto de ser o unico brasileiro do time, porque isso me vez ver o quanto eu precisa melhor o meu inglês. Sim, eu sou exigente comigo mesmo, quero falar inglês como um Native Speaker. Até já pensei em estudar outro idioma, cheguei a pensar no Francês (já que estou bem encaminhado no espanhol), mas minha vontade de falar inglês como um Native Speaker me fez adiar esse plano. Minha namorada até pega no meu pé, dize que eu não precisava de tento, mas “Eu quero”.
Quando tenho meeting e meus Project Manager ambos americanos nativos falam, o inglês deles soa com musica para meus ouvidos. Acho lindo ! Já escutei alguns brasileiros que quando falam inglês, parecem Americanos falando, e é nesse nível que quero chegar.

Sonho quando chegar no nível em que quando estiver falam com um Americano, eles nem percebam que eu sou um extrangeiro.

Gracas a empresa que atualmente trabalho, já tive a oportunidade de ir 3 vezes nos Estados Unidos. Fui uma vez para Austin no Texas e duas para Richmond na Virginia. Na primeira vez fui para a IBM Research, pois trabalhava em um projeto para a IBM Estados Unidos.

Na segunda e terceira viagem fui para um cliente em Richmond. Essas viagens me deram a oportunidade de fazer uma imersão em inglês, o que para mim não tem preço.

Hoje meu inglês é bom, atualmente curso o Advanced Conversation Course no CNA, e vejo que estou a caminho do meu objetivo.

Também me forço a ler livro em inglês e assistir bastante programa de TV em inglês (as vezes com legenda em inglês também).

Estou escrevendo esse post, porque encontrei no youtube uma resportagem no Bom dia Brasil, sobre empresas de software que precisam de profissionais com inglês para trabalhar em projetos internacionais.

Veja o video CPM Braxis é manchete no telejornal Bom Dia Brasil

Entre no site da CPM Braxis para saber um pouco mais da sobre a empresa.

No mercado financeiro tem um ditado que diz, quando os jornais e revistas ( a imprensa em geral), começa a divulgar ou emitir os bons resultados de alguns papeis (investimento em geral) com bons desempenhos, os analistas dizem, fuja desse papeis pois já estão no limite da valorização.

Mas o que dizem quando programas de TV ( no caso do Bom dia Brasil), divulgam reportagem dizendo sobre a falta de profissionais com o inglês ?

Significa que eles estão desesperados atrás desse tipo de profissional. Por isso para de discutir em foruns se Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?, aconselho você a aprender inglês já.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Problema com o sandisk cruzer 2.0 GB micro e o Ubuntu Gutsy 7.10

Eu e o meu inseparável USB Flash Drive , SanDisk Cruzer Micro 2GB (Black), que me acompanha quase diariamente. Depois do upgrade da version 7.04 para o Ubuntu Gutsy 7.10, ele funcinou algumas vezes, mais também deu alguns problemas algumas vezes também. Mas desde de hoje de manhã, ele não funcionava no ubuntu de jeito nenhum. Então decidi sair a procurar da solução e encontrei o Bug #151025 in gnome-mount (Ubuntu), seguindo a recomendação consegui corrigir o problema.

Go into gconf-editor and navigate to /system/storage/default_options/vfat/mount_options, and then remove the “usefree” option from the list. Exit gconf-editor, and try hotplugging your drive again. It works 🙂

Excelente ! O problema foi solucionado !

Kleber Rodrigo de Carvalho

Como se manter motivado

O Akita escreveu um artigo muito interessante sobre “Para eu ganhar, o outro precisa perder“, que merece muito ser lido.

Ela fala do crescimento da Apple que é oficialmente a fabricante de computadores mais valiosa da atualidade e a quarta maior em tecnologia atrás apenas da Cisco, Google e Microsoft. Desde ontem as ações subiram ainda mais e a empresa tem um market cap de US$ 162 bilhões, passando empresas com IBM, Intel e Nokia.

O Akita destaca o pensamento do Steve Jobs:

A Apple vive num ecossistema. Significa ser ajudado por outros parceiros, significa ajudar outros parceiros. E relacionamentos que são destrutivos não ajudam ninguém nessa indústria como ela é hoje.

Precisamos deixar de lado essa noção de que para a Apple vencer, a Microsoft tem que perder. Precisamos abraçar a idéia de que para a Apple ganhar, a Apple precisa fazer um trabalho realmente bom. E se outros vão nos ajudar isso é ótimo! Porque precisamos de toda ajuda que pudermos conseguir. E se nós ferrarmos e não fizermos um bom trabalho, não será culpa dos outros, será nossa culpa.

Na verdade o Steve Jobs estava tentando explicar para o publico sobre o porque do “Microsoft invests in Apple Computer“.

Mas com certeza a idéia da declaracão do Steve Jobs, espelhou um excelente comentário do Akita:

Isso é uma coisa que eu sempre fiz questão de levar ao pé da letra: eu já presenciei coisas idiotas, mas não existe nada mais idiota do que uma pessoa que, para parecer melhor, tenta fazer os outros parecer pior. Pelos meus artigos anteriores pode parecer que eu estou tomando partido para que o Linux pareça ruim, que a Microsoft pareça ruim. Nada disso: eu quero que a Apple fique boa. Se os outros ficam bons também, bom para eles.

Entenderam? A pessoa está num nível, digamos, 10 e o outro está no nível 20. Em vez dela se esforçar para atingir o nível 30, tenta puxar o tapete da outra para ver se ela cai para 10. Daí fica todo mundo igual. Uau, idéia de gênio! É o pensamento mais ignóbil, retrógrado, deprimente, lamentável que existe. Pessoas que falam mal pelas costas, que agem de má-fé pelas costas, que fazem panelinhas, que só sabem criticar de maneira improdutiva em vez de colaborar. Reclamar é muito fácil. Fazer é mais difícil.

Eu tenho dezenas de ídolos, figuras históricas, celebridades modernas e pessoas que foram meus amigos, conhecidos e até alguns inimigos. Todos eles muito superiores a mim. Eu preciso de figuras assim, longes e próximas. Foi quando meus colegas da faculdade se mostraram fluentes em inglês que eu também quis ser assim. Foi quando um colega meu demonstrou desenvoltura em Python que eu também quis aprender. Foi quando outro amigo meu demonstrou destreza em Linux que também quis aprender. Foi quando um chefe meu me mostrou o que fazia com o Mac que também queria fazer. Foi quando reencontrei um antigo conhecido, mestre em SAP, que eu também quis aprender. E é assim que se evolui: de degrau em degrau, ajudando e sendo ajudado, nunca atacando e se defendendo.

Quero deixar claro, que o Akita mandou muito bem, realmente disse o que eu sempre digo para a pessoas, mas elas custam a entender.

Sempre trabalhei em projetos excelentes, em empresas muitos boas também, diferente que muitas pessoas de IT descrevem . Sim, acho que sou um cara de sorte ! Mas já trabalhei com pessoas que tinha a idéia que o Akita colocou no título do seu artigo “Para eu ganhar, o outro precisa perder”. E isso acontece não só na area de TI, mas em qualquer profissão.

Porque será que existe essa mentalidade ?

Bom, aproveitando esse tópico, o pessoal do Nome do Jogo, colocou um poste sobre Eu quero subir, você vem junto uma excelente apresentação no youtube do Daniel Godri cujo o tema é Daniel Godri – Motivado X Bola Murcha.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Oracle quer comprar a BEA

Se você também foi pego de surpresa como eu, saiba que acabei de ver essa na InfoQ.

A Oracle ofereceu 6.7 billões de dolares para adquirir a BEA. A Oracle ofereceu $17 USD por cada ação da BEA. Antes da oferta, a ação da BEA estava sendo negocia a $13 USD, um aumento de mais de 25%. No momento que escreve esse post estou checando aqui a atual cotação da BEA. Neste exato momento a cotação está $18.82 USD, com um aumento de 5.20 (38.18%). Para vocês terem uma idéia o preço de fechamento das ações da BEA ontem foi de $13.62 USD.

Ou seja enquanto estou aqui no meu mundo de developer, atrás do meus códigos, tem várias investidores abrindo aquele sorriso com um lucro de 38,18% no dia.

A Oracle publicou o sua Oracle Letter Proposes to Buy BEA Systems for $17.00 per Share in Cash.

A Oracle comentou as razões para a aquisição:

A aquisiçao da BEA pela Oracle vai possibilitar um aumento nos recurso de engenharia, que vai acelerar o desenvolvimento do nosso pacote de middleware em escala mundial. Os clientes da Oracle e BEA serão beneficiados com o aumento de investimento em engenharia que eles repassaram para as tecnologias SOA.

Agora vamos esperar as noticias que vão rolar depois disso. Aquelas noticias que todos nos estamos acostumados. Lado da BEA, vai ser aquele discurso que a BEA nunca esteve a venda. Do lado da Oracle é uma resposta direta a SAP, hoje sua principal concorrente. E a IBM como fica nessa historia ?

Kleber Rodrigo de Carvalho

Java open source e linux

O embaixador do OpenJDK Tom Marble, oferece nos um update do Open Sourcing Java a implementação do Java SE da Sun que surgiu no último ano. (Se você ficou interessado, verifique o video anterior no SDN Channel sobre “Java Opens Up“.Tom fala sobre o IcedTea project. IcedTea project é o OpenJDK sem plugins binarios que podem ser redistribuidos.
Se você é um Java Developer, suas aplicações podem ser melhor distribuidas com GNU/Linux.
Você tem interesse em entender melhor a JVM, aproveite e contribua para o contribua para o OpenJDK.

Se você também está tentando encontrar seu WiFi hot spots (sinal do WiFi), o Geek Gadget Guru tem alguma coisa para você no final do video.
Essa noticia foi postada em Open Source Java for Linux no blog do SDN Channel.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Porque o Java é importante para a IBM

Na semana passada fiz uma apresentação na FATEC em São Paulo, na terça feira dia 02 de Outubro. O tema da minha apresentação foi Porque o Java é importante para a IBM, dentro do 9 Congresso de Tecnologia.

  • A IBM
  • A demanda por profissionais qualificados
  • Porque o Java é importante nas universidades e no mercado de trabalho
  • Mercado de trabalho e as linguagens de Programação
  • O profissional que o mercado procura
  • As oportunidades
  • Como os universitários podem se preparar para o mercado de trabalho
  • IBM Academic Initiative

O objetivo da minha apresentação foi mostrar para estudantes de graduação e pos graduação que tipo de profissional o mercado de TI está procurando hoje, e como eles podem desde já se preparar para este mercado. Também apresentei o IBM Academic Initiative, que é um programa que se aproxima estudantes da IBM (Colégios Técnicos e Universidade).

Estou recebendo alguns e-mails dos estudantes da FATEC sobre vários temas discutidos na apresentação. Fiquem a vontade para comentar aqui também sobre suas dúvidas.

Estou disponibilizando o download da apresentação aqui.

Quero agradecer aqui as pessoas que conversei na FATEC, aos alunos que se interessaram pelo assunto. Também gostaria de agradecer a Macia Ito e Célia Rabelo entre outros professores que conversei quando estive lá.

Deixo aqui o meu muito obrigado a todos.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Eclipse and Java: Introducing Persistence

After the series of 16 tutorials is designed to help you started writing Java programs using the Eclipse integrated development environment, I posted Eclipse and Java for total beginners, we have a new series of tutorials.

Eclipse and Java: Introducing Persistence was designed to teach beginning Java programmers how to save Java objects to disk files using XML or object serialization. If you have completed the Total Beginners tutorial or have some basic familiarity with Eclipse and Java, then these series are for you.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Liberado o código fonte do .Net

Segundo Scott Guthrie em seu blog, Scott o .NET framework terá seu código fonte aberto sob a Licença Microsoft.

“Reference use” means use of the software within your company as a reference, in read only form, for the sole purposes of debugging your products, maintaining your products, or enhancing the interoperability of your products with the software, and specifically excludes the right to distribute the software outside of your company.

Kleber Rodrigo de Carvalho