5 Dicas para economizar no desenvolvimento do seu aplicativo

Pessoal,

Fiz uma apresentação no #10 Meetup Startup Sorocaba,  cujo o tema foi 5 Dicas para economizar no desenvolvimento do seu aplicativo. A ideia da apresentação é dar 5 dicas para pessoas e empresas fazerem antes de começar a criar um aplicativo.

São dicas simples que qualquer empreendedor pode fazer, e vai ajudar a economizar tempo e dinheiro na criação do aplicativo.

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Sony Ericsson Abandons Symbian

Well, this certainly isn’t particularly surprising. The rising popularity of Android leaves more victims in its wake than just Windows Mobile. Sony Ericsson, one of the major manufacturers of Symbian phones (other than Nokia) has just announced it will pretty much abandon the platform to focus entirely on Android – leaving Nokia as the sole person cheering for team Symbian.

Continue reading it here.

Oracle vs Google

Hoje eu decidi me atualizar sobre essa briga juridica entre Oracle vs Google, já que cada dia mais o Android está presente na minha vida.

Um artigo da lista the must read é Oracle vs Google: entrevista com Bruno Souza. Depois de entender e ter um overwiew e tentar entender o que está acontecendo, aconselho a ler também.

Details from Oracle’s Complaint Against Google na OSnews

Quite the firestorm – Escrito pelo James Gosling.

Mas se você quer entender de uma vez what’s going on nessa batalhar entre Oracle e Google no que se refere ao Android, aconselho a ler My Thoughts on Oracle v Google por Charles Nutter.

Kleber Rodrigo Carvalho

Steve Jobs explica bloqueio ao Flash

CEO da Apple cita segurança, baixo desempenho e falta de suporte à interface touch como barreiras para sistema Adobe

O CEO da Apple, Steve Jobs, defendeu a controversa decisão da companhia de continuar deixando de fora do iPhone e, agora, do iPad, o Flash. De acordo com o executivo, a tecnologia Adobe está muito vinculada à era do PC e que oferece apenas problemas técnicos para fabricantes de dispositivos móveis. Em uma rara carta aberta, Jobs se dirigiu aos críticos e à Adobe citando os problemas que ele enxerga no Flash, incluindo segurança, baixo desempenho e ausência de suporte às interfaces sensíveis ao toque.

“O Flash foi criado na era do PC – para PCs e mouse”, afirmou Jobs. “Flash é um negócio de sucesso da Adobe e nós entendemos o porquê de eles quererem levar o produto para além dos PCs. Mas na era móvel, os devices consomem menos energia, possuem interface touch e padrões web abertos – áreas onde o Flash falha.”

A carta de Jobs marca a maior ofensiva contra a Adobe, que tem dito que o bloqueio da Apple ao Flash reflete “uma tendência onde a Apple começa a inibir outras categorias de inovação em sua plataforma.” A motivação da Apple, de acordo com a Adobe, é puramente comercial: a fabricante de computador quer sistemas “fechados” onde os desenvolvedores pagam uma “taxa para Apple” para oferecer software para devices por meio da Apple App Store.

Entretanto, Jobs afirma haver “pontos tecnológicos” – muitos dos quais a Adobe já tentou solucionar – que estão por trás da decisão da Apple.

Entre os pontos listados por Jobs está segurança. Citando a fornecedora de softwares de segurança Symantec, Jobs afirma que o Flash teve “um dos piores índices de segurança em 2009.”

“Também sabemos que o Flash é o principal motivo para problemas em Macs”, informou Jobs, se referindo aos PCs da companhia. “Temos trabalhado com a Adobe para resolver esses problemas, mas eles persistem por vários anos. Não queremos reduzir a segurança de nossos iPhones, iPods e iPads com a adição do Flash.”

Além disso, há uma questão importante envolvendo a duração da bateria, de acordo com Jobs. A Apple prefere utilizar o decodificador de vídeo chamado H.264, que está embarcado nos processadores dos dispositivos móveis da companhia. Além de oferecer melhor desempenho, ter o sistema embarcado dobra a vida da bateria em comparação com o uso de softwares como o Flash para fazer a decodificação do vídeo.

Outra questão pontuada por Jobs é a falta de suporte do Flash para interfaces sensíveis ao toque – e isso está totalmente ligado à forma de interação com os dispositivos móveis da Apple. “Flash foi desenvolvido para PCs usando mouse, não para telas touch”, disse Jobs.

A Apple tem pedido aos desenvolvedores que criem para sua plataforma utilizando linguagens web como HTML5, CSS e JavaScript.

Embora a carta não signifique a palavra final de Jobs, a posição do executivo indica que o Flash, ao menos no curto prazo, não será adotado pelos dispositivos móveis da Apple. Com esse posicionamento, parece acertada também o fato de a Adobe ter parado o desenvolvimento do Flash para iPhone e passar a focar em smartphones baseados em Android.

Fonte: Steve Jobs explica bloqueio ao Flash

Kleber Rodrigo de Carvalho

Apple passa Microsoft em valor de mercado

Empresa de Steve Jobs atingiu valorização de US$ 225,1 bilhão, quase US$ 3 bilhões acima do valor da ex-companhia de Bill Gates

O valor de mercado da Apple superou o da Microsoft. A companhia de Steve Jobs atingiu valorização de US$ 225,1 bilhão, ultrapassando em quase US$ 3 bilhões o preço da ex-companhia de Bill Gates, avaliada em US$ 222,7 bilhões.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o fato ocorreu graças a valorização de 1% das ações da fabricante do iPhone em Nasdaq, aproximadamente 1 hora antes do fechamento do pregão da Bolsa de Valores de Nova York.

No mesmo horário, as ações da dona do Windows registravam queda de 2,2 por cento.

Com o crescimento, a Apple tornou-se a segunda maior empresa em valor de mercado dentre as companhias que integram o índice Standard & Poor”s 500. Exxon Móbil encabeça a lista.

Fonte: Apple passa Microsoft em valor de mercado

Kleber Rodrigo de Carvalho

Stefanini em estratégia de mobilidade

Provedora espera que mercado de mobile payment verifique demanda crescente a partir de 2010

Muito se falou sobre mobile payment nos últimos anos. Consultorias destacaram o potencial de mercado do pagamento por dispositivos móveis. Contudo, pouca coisa efetivamente se concretizou. Ao que tudo indica, a tecnologia amadurece e, aos poucos, parece ocupar seu espaço. A Stefanini quer aproveitar essa evolução para surfar uma possível onda de adoção desse tipo de solução.

A provedora investe cerca de R$ 1 milhão na estratégia de soluções para dispositivos móveis com foco em fortalecer presença e portfólio e se preparar para a demanda prevista para os próximos anos.

“Esperamos que o mercado apresente uma demanda crescente a partir de 2010”, projeta Marcos Monteiro, diretor de consultoria de negócios da provedora. A companhia estabeleceu uma parceria com a portuguesa Movensis, que atua há dez anos com aplicações móveis. “Mobile payment e banking podem ser o mote mais latente, mas a estratégia mira a mobilidade de forma mais ampla”, completa.

A incursão da Stefanini baseia-se em uma solução que compila aplicativos corporativos já criados e os distribui para 700 modelos de aparelhos, dentro das exigências dos softwares e particularidades destes telefones. “O dono da solução se preocupa com a funcionalidade e não em como distribuí-la”, sintetiza.

A provedora começou a estudar o mercado de mobilidade há aproximadamente um ano. Naquela época, recorda Monteiro, o conceito ainda tinha muito para amadurecer, pedindo provas de conceito e testes para convencimento de prováveis clientes.

Nos últimos meses, vimos uma explosão no volume de aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis e proliferados aos milhões por lojas virtuais. “Muitas empresas fizeram algum tipo de aplicativo com desenvolvimento para determinada plataforma”. A tecnologia da Stefanini, diz o executivo, facilita a distribuição dos softwares criados para centenas de aplicativos conferindo escala as iniciativas criadas até então.

Os mercados-alvo prioritários são o financeiro e o varejo para soluções. “Achamos que o pagamento será o que empurra o setor a utilizar a mobilidade. Tanto que as demandas nascem por aí”, sinaliza o executivo. “Os bancos, as operadoras de cartões e as operadoras de telefonia móvel estão afinando o entendimento e criando objetivos em comum na geração de negócios, numa relação de ganho para todas as partes”, comenta.

Metas comerciais
“Estamos tratando alguns contratos”, sinaliza o diretor, indicando cinco propostas em nível avançado de negociação envolvendo a solução. A expectativa é que esses primeiros negócios funcionem como um gatilho para impulsionar a estratégia. Monteiro, contudo, não detalha as metas financeiras que a Stefanini busca, mas espera conquistar 20 clientes para a solução em três anos.

É de se esperar, agora, que se resolvam os imbróglios inerentes ao modelo de negócio para propagara a estratégia de mobile payment, pois ainda há muita discussão sobre quem deve participar da divisão do grosso da receita gerada por essas transações, principalmente na disputa entre bancos e operadoras de telecom. O mercado potencial é imenso. Dados recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelaram que o Brasil ultrapassou, em abril, a marca de 180 milhões de acessos móveis. Desse total, mais de 80% referem-se a serviços pré-pagos.

Fonte: Stefanini investe R$ 1 milhão em estratégia de mobilidade

Kleber Rodrigo de Carvalho