Quais as vantagens do Wireless 5 GHz?

A tecnologia de conexão AC é o assunto do momento quando falamos em redes sem fio, mas neste artigo iremos focar na consolidação da frequência de 5GHz como uma tendência para os próximos anos. Para entender seus benefícios e suas desvantagens precisamos diferenciá-la da frequência mais comum nos dias de hoje.

A principal diferença entre as frequências sem fio de 2,4 GHz e 5 GHz diz respeito ao número de dispositivos por frequência. A 2,4 GHz sofre mais interferência que a 5 GHz. Isso ocorre por dois motivos: primeiro porque o velho padrão 11g utiliza apenas a frequência de 2,4 GHz, e esse é o padrão mais utilizado em escala global. Além disso, a 2,4 GHz tem menos opções de canal – apenas três – enquanto a 5 GHz apresenta 23 canais sem sobreposição. O segundo motivo é que muitos outros aparelhos “roubam” a frequência 2,4 GHz, como os fornos micro-ondas e telefones sem fio. Esses dispositivos criam um ruído que diminui ainda mais a velocidade das redes sem fio.

Matéria completa:
https://canaltech.com.br/telecom/quais-as-vantagens-do-wireless-5ghz-43799/

Entenda o delay na transmissão

Uma das grandes chateações para quem vai assistir aos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul é o tal do “delay”. É algo completamente estranho para uma Copa do Mundo dita como a Copa da Tecnologia. É um problema antigo e muito me admira que ainda pouco tenha sido feito a respeito. Acredito que seja por que a maioria das pessoas não percebe isso, a não ser numa Copa do Mundo.

O Delay – traduzindo para o português seria “atraso” – é na realidade o tempo que o sinal da transmissão percorre para que os dados subam e desçam do espaço à Terra. No delay analógico o sinal demora cerca de um quarto de segundo para ir até o satélite e outro para voltar até a base, no máximo. Ou seja, se a transmissão for enviada para todo o País, o sinal ainda precisa fazer outra viagem de ida e volta até chegar às telinhas, o que pode acrescentar um pouco mais de atraso.

Continue lendo no Terra – Seu vizinho grita “gol” antes? Entenda o delay na transmissão

Kleber Rodrigo de Carvalho